Prótese Removível
Prótese Removível
A prótese removível permite repor dentes ausentes, devolvendo a estética e a função ao paciente. Este tipo de prótese permite ao paciente retirar e voltar a colocar sempre que pretender (ao contrário das próteses fixas que funcionam como dentes naturais).
Que tipo de próteses removíveis existem?
Existem dois tipos de próteses. A prótese esquelética é aconselhada em pacientes que ainda possuem dentes naturais. Apresenta uma base metálica individualizada apoiada sobre a gengiva e os dentes. É uma prótese menos volumosa e não provoca tanta impactação alimentar (comparativamente à prótese acrílica). Deste modo, a prótese esquelética é mais cómoda e a melhor alternativa (dentro das próteses removíveis).
A prótese acrílica é confecionada em resina acrílica e apoia-se em torno de toda a gengiva (poderá apresentar estruturas metálicas para ajudar na retenção – ganchos).
Existe ainda a prótese flexível constituída por nylon, silicone ou vinil. Tal como o nome indica são próteses mais flexíveis, mais estéticas e aparentam muito mais naturalidade. Têm a vantagem de ser mais finas, mais confortáveis e mais resistentes. É indicada para pacientes que tenham poucos dentes ausentes (reabilitação parcial). Tem a desvantagem de serem mais difíceis para acrescentar um dente na prótese aquando de uma extração.
Como devo cuidar da minha prótese dentária?
As próteses dentárias substituem dentes naturais, como tal, devem ser higienizadas e escovadas diariamente. Consultas de 6 em 6 meses são importantes para manter a integridade e limpeza da prótese dentária.
Uso próteses dentárias totais. Porquê continuar a ir ao médico dentista?
Consultas periódicas são importantes para o médico avaliar se as próteses estão aptas e adaptadas à boca do paciente. O médico dentista tem também a função de avaliar a cavidade oral (gengivas e língua) e identificar a ausência ou presença de patologias.
A prótese dentaria dura quanto tempo?
As próteses dentárias vão se desadaptando devido a dois fatores: desgaste pelo uso e devido às alterações anatómicas que ocorrem na cavidade oral com o passar da idade (perda de osso e gengiva). Quando a prótese está desadaptada é aconselhado a fazer um ajusto (rebasamento) quando possível ou então substituir por uma prótese nova. Uma prótese mal ajustava pode levar a feridas e a patologias mais graves.
Pré-Marcação
Envie um email ou contacte-nos diretamente para fazer a pré-marcação da sua consulta.
Faça a Sua Pré-Marcação
A quanto tempo não trata da sua saúde oral?