A escovagem dentária numa criança deve ser feita de forma diferente consoante a idade da mesma. Os pais têm um papel muito importante, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Apresentamos algumas dicas de higiene oral infantil.
Higiene oral infantil consoante a idade:
Entre os 0 e os 3 anos a escovagem deve ser realizada pelos pais a partir da erupção dos primeiros dentes. Esta escovagem deverá ser feita duas vezes ao dia, o material mais indicado para a higiene oral nestas idades são: uma gaze, dedeira ou uma escova macia de tamanho adequado.
Dos 3 aos 6 anos a escovagem deve ser realizada pela criança mas sempre com o acompanhamento de um adulto, duas vezes ao dia e deverá utilizar uma escova macia e introduzir nesta fase a pasta dentífrica (apenas uma pequena porção).
A partir dos 6 anos a higiene oral da criança deve ser realizada pela mesma mas supervisionada por um adulto. É importante realizar a escovagem duas vezes ao dia, utilizada uma escova macia ou média.
A partir dos 8-10 anos as crianças já têm destreza manual para usar o fio dentária de modo a auxiliar a boa higiene oral.
Quando marcar a 1ª consulta de odontopediatria?
A primeira consulta no dentista deve ser realizada a partir do momento em que aparecem os primeiros dentes de leite. As primeiras consultas são muito importantes para prevenir precocemente problemas na cavidade oral. O diagnóstico precoce de cáries dentárias e a rápida resposta assegura ao paciente uma cavidade oral saudável e controlada.
A aplicação de flúor tem um papel fundamental prevenção da cárie dentária, para alem da aplicação de flúor na consulta é explicado aos pais qual a dose indicada e quando deve ser aplicado.
Durante a consulta é explicado à criança como deve proceder para realizar uma boa higiene oral (boas técnicas de escovagem). É também fornecido informações das vantagens de uma alimentação pobre em açucares.
São vários os factores que estão eminentes para uma boa saúde oral, todos esses tópicos são abordados na primeira consulta de forma a elucidar os pais e a criança.
Conheça ainda 7 hábitos nocivos para a dentição de uma criança:
- Bruxismo: ranger os dentes, na maior parte das vezes sem ter essa percepção e muito frequentemente apenas à noite, desgasta as faces oclusais dos dentes;
- Roer as unhas;
- Uso de chupeta;
- Sucção do polegar;
- Sucção da lingua;
- Sucção da bochecha;
- Respiração bucal.